sábado, 3 de abril de 2010

Ciclo II - Modulo I - Imunologia (Parte I)

IMUNOLOGIA


Imunidade – termo derivado do latim immunitas: isenção de vários deveres cívicos e processos legais oferecida aos senadores romanos, durante seu mandato.

Em termos biológicos, significa proteção contra doenças, mais especificamente doenças infecciosas.

Sistema Imune – células e moléculas responsáveis pela imunidade

Resposta Imune – resposta coletiva e coordenada do sistema imune à introdução de substâncias estranhas (antígenos) no organismo

Resistência (imunidade) – é a soma de todos os mecanismos naturais de defesa, que protegem os organismos de doenças infecciosas. Existem dois tipos de mecanismos de resistência: inato e adquirido.

Qualquer alteração nesses mecanismos, aumenta a suscetibilidade do indivíduo para o desenvolvimento de uma infecção. A suscetibilidade pode aumentar.


Condições que provocam aumento na suscetibilidade

Congênitas (nasce com deficiência)
Fisiológicas (stress)
Uso de medicamentos: corticóides, imunossupressores, quimioterapia.
Desnutrição: infecções (infecção pela HIV e sarampo. O sarampo é transitório, apenas durante a infecção.

Corticóides → diminui cortisol → diminui sistema imune
Imunossupressores → delimita o sistema imunológico.
Quimioterápicos → efeito colateral → prejuízo do sistema imunológico.

Se estou mais suscetível é sinal que meu sistema imune está debilitado.

Maior stress → aumento do cortisol =
- menor número de monócitos e neutrófilos
- menor fagocitose - macrófagos


Resistência (imune - contato) proteção x Suscetibilidade (ausência de proteção – nunca teve contato)

Infecção x Inflamação

Infecção – proliferação e/ou crescimento de microorganismos.
Bactéria → antibiótico
Vírus → espera o ciclo
Inflamção – resposta do meu organismo à presença de um tecido lesado. Migração das células do vaso sanguíneo para o tecido lesado, com o objetivo de reparar o tecido lesado.

Toda infecção leva a uma inflamação porque o crescimento das bactérias da infecção leva a lesão dos tecidos.

O antiinflamatório não acaba com a inflamação porque o nosso corpo precisa de inflamar para se recuperar. Antibiótico vai acabar com a inflamação.

Inflama → mata o agente → recupera o tecido.


Inflamação:

→ lesão tecidual (mecânica e/ou infecção) → liberação de histamina e prostaglandina (mediadores)

→ Mediadores → vasodilatação (aumento da permeabilidade vascular)

→ Aumenta a expressão de receptores no endotério para aderir a célula no endotério para que consiga passar

→ Quimiotaxia: é uma movimentação seguindo uma concentração de moléculas químicas. Tudo isso para que as células de defesa consigam atravessar e ir no tecido lesado. Migração dos neutrófilos e outros leucócitos ao local lesado.

→ Migração dos leucócitos

→ Destruição dos microorganismos e reparo do tecido lesado

Quando tem uma lesão no tecido o conteúdo das células extravasa liberando dois mediadores → histamina e prostaglandinas. No local onde a histamina está ocorre a vasodilatação para que o sangue diminua a velocidade para passar um pouco mais devagar no local. Há também o aumento da permeabilidade do vaso → aparecem filtros no endotério para que o plasma do sangue para o tecido gerando o edema. Quando isso ocorre a velocidade do sangue no vaso diminui ainda mais.



Células Dendríticas

Capturam microorganismos. As células se aderem ao antígeno e transporta-o para o vaso linfático mais próximo e depois segue para o linfodono.

Morfologicamente apresentam projeções membranosas ou espiculares (dedos), estão presentes no interstício da maioria dos órgãos, na pele recebem o nome de células de Langerhans.


Função: células “sentinelas” - captam os antígenos estranhos e os transportam para os órgãos linfóides secundários mais próximos.

As células dendríticas (sentinela) estão nos tecidos. Estão presentes nas nossas portas de entrada (pele e mucosa). O papel delas é sair daquele local e avisar para uma célula mais especializada.

Tem o formato de dedos que servem para locomoção.


Leucócitos – células circulantes no sangue

Os leucócitos se movimentam via sangue. É um grupo de 5 células. Se divide em dois grupos de acordo com a sua morfologia: granulócitos e mononucleares.

Função: combater microorganismos por meio de sua captura ou da produção de anticorpos.

Granulócitos (polimorfonucleares – PMN) e Mononucleares



Granulócitos: possuem grânulos no citoplasma e núcleo polimórfico (lobulado). Células: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Apresentam os núcleos de forma variada.

Os granulócitos constituem cerca de 65% das células brancas e seu nome decorre do grande número de grânulos encontrados em seu citoplasma.



Mononucleares: único núcleo. Células: linfócitos e monócitos.


Leucócitos (Granulócitos ou PMN): Neutrófilos
  • Também chamado segmentado



  • Primeira célula que responde à presença de um microorganismo (bactéria).


  • Parece que tem vários núcleos mas não tem núcleo (hemácias)


  • O grânulo não se colore


  • 30 a 70%: é o tipo mais abundante no corpo humano.


  • 30% em crianças e idosos


  • Célula especializada em matar bactéria e é a primeira célula que responde a presença de bactérias


Resumo:

Neutrófilos


- Previne ou limita infecção via fagocitose de elementos estranhos (bactérias)
- Altamente fagocítica e móvel. São ativados nos estágios iniciais de uma infecção.
- O neutrófilo é um componente essencial do sistema imunológico celular natural, envolvido na morte de bactérias e fungos.
- Um conjunto de neutrófilos continuamente rola ao longo da superfície endotelial dos vasos sanguíneos, mantido por interações celula-celula fracas, mediadas por receptores específicos.- Após a ativação do neutrófilo e do endotélio, moléculas de adesão especializadas paralisam o rolamento dos neutrófilos e facilitam sua entrada nos tecidos.
- Os neutrófilos movem-se na direção de atraentes químicos e ingerem microorganismos por fagocitose.
- A morte é mediada pelas vias dependente e independente de oxigenio: a mais importante envolve a geração de uma explosão respiratória.

Os neutrófilos e monócitos são recrutados do sangue para os locais de infecção por ligação a moléculas de adesão em células endoteliais e por quimioatraentes produzidos em resposta a infecção. Na ausência de infecção, esses leucócitos circulam no sangue e não migram para dentro dos tecidos.



Sobre a fagocitose:



A capacidade de ingerir e matar microorganismos é um componente chave na defesa do hospedeiro. Os neutrófilos tem a capacidade de ingerir mais de uma bactéria ou fungo no mesmo processo de fagocitose, sendo ele igualmente aplicável a outras estruturas moleculares. Quando um grande número de fagócitos está envolvido num processo infeccioso, pode-se formar um abcesso cheio de pus (neutrófilos mortos ou morrendo), se o processo é inflamatório, mas não infeccioso, por exemplo, ao redor de um corpo estranho implantado nos tecidos, um abcesso chamado "estéril" pode formar.




Leucócitos (Granulócitos ou PMN): Eosinófilos


  • Importante papel na imunidade contra helmintos


  • Participam das reações alérgicas


  • Eosinofilia: infecções por helmintos intestinais e nas crises alérgicas


  • Parece que tem vários núcleos


  • O grânulo está colorido de rosa


  • 1 a 5%


  • É a célula especializada em matar helmintos (XISTOSONA e etc...). Os helmintos são grandes e por isso essas células tem que envolver no helmintos e para isso precisa de aumentar a quantidade.


Resumo:

- Envolvidos em reações alérgicas. Libera histamina e digere elementos estranhos.
- O eosinófilo contém várias proteínas catiônicas vitais na defesa do hospedeiro contra os helmintos.- Num nível mais sofisticado, as respostas do eosinófilo ocorrem sob o controle das citocinas e podem envolver a interação com os linfócitos.
- Os eosinófilos são uma característica dos infiltrados em tecidos envolvidos nas respostas alérgicas, embora o seu papel permaneça obscuro.
- Produz proteínas tóxicas contra certos parasitas, como os helmintos. Quando tem infecções o número de eosinófilos aumentam.

Fica circulando no sangue. Se movimenta quando precisa. Basófilos no sangue (mais jovem) e mastócitos no tecido (mais madura). Mastócitos → grande quantidade de histamina e participa de reações alérgicas.

Os primeiros sintomas da alergia é liberado pelos mastócitos através da liberação de histamina. De 8 a 10 horas depois de ter contato com um ambiente propício a alergia, a cabeça doi e percebe-se uma reação inflamatória na face porque está lotada de eosinófilos.




Leucócitos (Granulócitos ou PMN): Basófilos

  • 0 a 1%


  • Parece que tem vários núcleos


  • Célula tecidual: mastócito


  • Reações alérgicas


  • 0 a 1%

Contém histamina - importante nas inflamações e respostas alérgicas.




Hemograma
  • Hemácias → transporte de oxigênio. Se está baixo pode ser anemia.

  • Plaquetas ou trombócitos → se agregam, formam troncos e auxiliam no processo de entancar o sangue. Quando sai sangue e a gente pressiona o ferimento este estimula as plaquetas para se agregarem no local. Controla o sangramento inicial. Se as plaquetas diminuem aparece sangramento e hemorragias. Exemplo de doenças que baixam as plaquetas (leucemia, dengue) e o excesso de plaquetas (trombose) não deixa o vaso sanguíneo agir.

  • Leucócitos (sangue)

Global de leucócitos = 4000 a 11000 cils/mm

Diferencial de leucócitos

- Neutrófilos – 30 a 70%
- Eosinófilos – 1 a 5%. Aumento de eosinófilos tanto em crise alérgica como tentando matar algum helminto.
- Basófilos – 0 a 1%. É normal não encontrar no hemograma.



Leucócitos (Mononucleares): Monócito

  • No tecido passa a se chamar macrófago

  • Fagocitar microorganismos

  • 2 a 10%

Tem uma reduzida meia-vida, passando aproximadamente 24 horas no sangue. Tornam-se resistentes nos tecidos onde são chamados macrófagos. Em termos gerais, eles são maiores que os neutrófilos e os linfócitos, tem um único núcleo e abundantes grânulos citoplasmáticos.


Resumo:


- Altamente fagocitários (fungos, vírus) até sairem do sangue, entrarem nos tecidos e amadurecerem em macrófagos.
- A medida que o sangue e a linfa com microorganismos passam nos órgãos com macrófagos, eles fagocitam os microorganismos e retiram células sanguíneas velhas.


Leucócitos (Mononucleares): Linfócitos


  • São as únicas células capazes de reconhecer especificamente e distinguir diferentes antígenos, ou pequenas partes deles.


  • 20 a 50%


  • Núcleo grande.


  • Três tipos de linfócitos (B, T e NK), são morfologicamente idênticos


  • Proporção em indivíduos saudáveis: 75% LT, 10% LB e 15% NK

Ficam nos linfodonos aguardando para atuar.

Os linfócitos são encontrados no sangue, nos órgãos linfóides ou nos tecidos, e também em locais de inflamação crônica.

Os linfócitos B diferenciam-se dentro da medula óssea, antes de serem liberados na circulação. O papel principal destas células é o reconhecimento das macromoléculas (chamados antígenos) através de receptores de superfície (denominados anticorpos). Podem evoluir para células plasmáticas que permanecem fixadas nos tecidos e funcionam como secretoras de anticorpos.

Os linfócitos T tem as seguintes características:


- seu envolvimento com o timo ocrre no início da vida, sendo crítico para o seu desenvolvimento. Durante este período, eles adquirem a habilidade de reconhecer e dar início a morte de tecidos estranhyos transplantados. que implica a habilidade de distinguir o próprio e o não-próprio. Na ausência de linfócitos T, a proteção contra a infecção é fatalmente prejudicada.

- embora não sejam capazes de produzir anticorpos por si mesmos, os linfócitos T dão uma importante contribuição à função dos linfócitos B.


Como distinguir os linfócitos? Em laboratório
Em que eles se diferem? Na função delas. A partir da AIDS foi necessário fazer essa diferença.


Diferença entre os linfócitos
  1. Marcadores de superfície ou receptores: presença de proteínas de membrana, denominadas CD (grupo de diferenciação). Essas proteínas servem como marcadores fenotípicos e podem ser determinadas através de técnicas mais sensiveis (Citometria de Fluxo, Imunofluorescéncia, Imunohistoquímica)


  2. Funções: essas células possuem funções distintas, ou atuam em momentos diferentes no desenvolvimento da resposta imune.

  • NK → Natural Killer (matar células infectadas e tumorais)


Local onde a célula amadurece:

LB (medula óssea)
LT (o linfócito sai da medula e se amadurece no timo)

No hemograma não se difere porque a morfologia delas são idênticas. A diferença delas está na função delas.

No caso do tumor, quando as células se multiplicam de maneira errada e o DNA não corrige, o NK mata os tumores. Outro caso é do aborto espontâneo é porque essas células do NK matam o feto. Outro caso é para tratar o tumor, toma-se hormônios com NK para matar essas células.

Marcadores (proteínas superficiais) – CD (como se fosse um diploma)
NK = CD16
LB = CD19
LT = CD3


Linfócitos B

Responsável pela imunidade humoral. Muitas diferenciam-se em plasmócitos (secreta anticorpos - imunoglobulina)

  • São as únicas células produtoras e secretoras de anticorpos
  • Se caracteriza pela presença de uma imunoglobulina (anticorpo) na membrana celular e da molécula GD19

  • A sua maturação ocorre na “Bursa de Fabricius” nos passaros, e na medula óssea (Bone marrow) nos mamíferos.


Resumo:

- Os linfócitos B amadurecem a partir de precursores da medula óssea e expressam moléculas de imunoglobulina de superfície únicas para cada célula.

- As células B são escolhidas para a expansão e difrenciação por células T, com a geração de células plasmáticas, para produzir anticorpos protetores circulantes, e células B de memória.
- Uma interação complexa das células B e T, com a importante influencia de citocinas, acontece nos linfodonos, para ativar a célula B.
- Nesta posição única de apresentação de antígenos internalizados para as células T, a célula B é também uma fonte importante da função de apresentação do antígeno, com a consequente ativação da célula T.



Linfócitos T
  • São as células efetoras da resposta imune celular, expressam a proteína GD3
  • Recebem este nome, pois as células precursoras, deixam a medula óssea, e vão amadurecer no timo
  • Responsáveis pela imunidade celular.
  • Rejeita tecidos estranhos.
  • Destroi células tumorais.
  • Se subdividem em: Células T auxiliares e células T citotóxicas, que realizam funções diferentes e expressam proteínas de superfície diferentes.
  • O LT está circulando no sangue, se houver alguma célula infectada com antígenos o linfócito será atraído para dentro dos linfodonos.
Célula T auxiliar (helper) – CD4: secretam citocinas (hormônios protéicos) que promovem a maturação, proliferação e função imunológica de outras células do sistema imune. Regulam o sistema imune. Podem se subdividir, dependendo do perfil de citocinas preferencialmente secretado em Th1 e Th2.

Célula T citotóxica – CD3: destruir células tumorais e células infectadas. Tem maior capacidade do que a NK de matar células tumorais.

O LT CD3 passa por diferenciação celular e pode agir de duas maneiras

    • pode se transformar em marcador auxiliar (Helper) → ganha CD4

    • pode se transformar em citotóxica → ganha o CD8

Célula Natural Killer (NK)

  • Destruir células tumorais e células infectadas

  • Expressam a proteína CD16

Natural Killer é uma definição funcional: células com esta atividade são capazes de lisar células infectadas por vírus e células tumorais. Assemelham-se com os linfócitos T porém, diferente dos linfócitos T, as células NK não necessitam do timo para sua maturação, embora uma pequena população de células derivadas do timo com função NK tenha sido identificada.



Resumo:

- As células natural killer constituem uma população pequena de células que lembram morfologicamente os linfócitos, mas formam uma linhagem separada das células T e B.

- As células NK matam as células tumorais e as células infectadas por vírus sem a necessidade de uma sensibilização prévia.


Células do Sistema Imune

  1. Células Teciduais: célula dendrítica


  2. Células Circulantes no sangue periférico:
Granulócitos ou Polimorfonucleares: neutrófilos, eosinófilos, basófilos
Mononucleares: monócitos e linfócitos (Celulas NK, LB, LT: CD4 e CD8; LTCD4: Th1 e Th2)

Resumo:

- As células brancas do sangue são produzidas a partir de uma única célula precursora, a célula-tronco hematopoiética pluripotente (hemopoiese).

- Os granulócitos (65%), eosinófilos, neutrófilos e basófilos circulam no sangue e estão envolvidos nas respostas inflamatórias.
- Os monócitos (5 a 10%) migram rapidamente no sangue para originar a forma tissular, chamada macrófago. Macrófogos especiais existem em diferentes tecidos, como, por exemplo, as células de Kupffer no fígado.
- As células dendríticas, derivadas da medula óssea, ativam e dão os estímulos iniciais aos linfócitos.
- Os linfócitos (25 a 35%) dividem-se em dois principais subtipos: B e T
- Linfócitos B: reconhecimento do antígeno. Como células plasmáticas nos tecidos, eles secretam anticorpos.
- Linfócitos T: células-chave na resposta imune distinguindo entre o "próprio", os tecidos estranhos e os agentes infecciosos.


Órgãos e Tecidos do Sistema Imune


Existem dois tipos de órgãos linfóides
  1. Órgãos generativos (primários): local de produção e amadurecimentos dos linfócitos. Exemplo: medula óssea e timo.

  2. Órgãos periféricos (secundários): onde se inicia e desenvolve a resposta dos linfócitos aos antígenos. Ex: linfodonos, baço e tecido não encapsulado que reveste o trato respiratório, trato gastrointestinal e trato geniturinário.

Órgãos linfóides primários


Médula Óssea:
  • É o local de geração de todas as células sanguíneas circulantes, no indivíduo adulto. (Hematopoiese).

  • Hematopoiese: produz o sangue (hematoritos, mastócitos e etc) a partir de uma célula chamada TRONCO.

  • É também o sítio de maturação dos linfócitos B, nos mamíferos

  • Células tronco ou pluripotentes – importância nos transplantes de medula óssea

Hematopoiese → produção de sangue

Tecido amarelo → camada de gordura que protege a hematopoiese

Mielograma → usa-se para análise de exames. Ex: tumores na medula óssea.


Células tronco:


  • Totipotentes (todos) → embrião

  • Pluripotentes (vários) →

Exemplo: célula medular (para quem tem problema de sangue)
Transplante de medula → doação de células tronco medular:
  • leucemia

  • aplasia medular (não tem hematopoise). A camada de gordura aumenta e a de produção diminui.

Função da medula óssea: produção de sangue e amadurecimento dos linfócitos B.

Quanto mais CD34, mais células tronco tem.



Timo

- É o local de maturação dos linfócitos T.


- Consiste de dois lobos, sendo cada um dividido em vários lóbulos. Cada lóbulo contém um córtex e uma medula.

- As células que chegam imaturas, vindo da medula óssea, migram do córtex para a medula, e nesse processo se diferenciam, saindo maduras, do timo para os órgãos linfóides secundários.

- Na puberdade essa glândula pesa cerca de 30 a 40g. A partir daí, sofre involução progressiva e infiltração gordurosa extensa.

- Ainda não está claro, se o rudimento do timo restante é responsável pela maturação e pela seleção dos LT no adulto, ou se existe um local extra-timico para a realização destes processos.


- A retirada neonatal do timo tem profundo efeito sobre o sistema imune.

O timo é uma glândula que temos até os 14 anos.


O amadurecimento dos linfócitos T continua porém em menor quantidade. Menos intensa.

Após os 14 anos permanece o tecido do órgão com as mesmas funções.

Síndrome de Di George: aplasia ou hipoplasia do timo. Na aplasia não tem o timo, morre após os 2 anos de idade.


Órgãos primários

MEDULA OSSEA (células sanguíneas LT e LB) -->
LB maduro
LT imaturo --> TIMO (maturação dos LT) --> LT maduro
LB e LT maduros --> LINFODONOS, BAÇO e TLAM (tecido linfóide associado a mucosas)

A resposta imune sempre acontece ou nos linfodonos ou baço ou TLAM.




Órgãos linfóides secundários

- Onde se inicia e desenvolve a resposta dos linfócitos aos antígenos.
- O local onde se inicia a resposta imune, depende da via de acesso usada pelo antígeno.

Via de Acesso Local onde se inicia a resposta
Sangue: Baço
Mucosas: TLAM
Pele - linfa: Linfodonos



Sistema Linfático e Linfodonos:

- Local onde se inicia a resposta imune a antígenos protéicos, introduzidos pela linfa.
- Funcionam como filtros para as partículas estranhas detritos celulares.

Os linfodonos se concentram na virilha, pescoço e axilas.

OBS:
Espaço entre as células: espaço intersticial. Tem o líquido intersticial que fica o restante de substâncias tóxicas. O líquido intersticial pode se acumular dessas substâncias e então faz a drenagem linfática.
No caso do tumor, ela perde as moléculas de adesão. Quando tira junto com o tumor os linfodonos, é porque os linfodonos pode estar infectado e faz isso para não se espalhar (metástase)
Linfodono sentinella --> líder do grupo.
Tudo que é grenado cai primeiro no sentinella para depois ir para o restante do grupo.
Se tiver presença de tumor no linfodono sentinella tira apenas ele e o grupo elege outro linfodono sentinella. Se tiver em todos, tira todos.
Como ela não tem os linfodonos (não consegue drenar) e então incha. Tem que ter cuidado com essa parte do corpo que está sem o linfodono.



Baço


- Orgão linfóide secundário, que executa funções imunológicas e não imunológicas.
- Função imunológica: iniciar resposta imune contra antígenos introduzidos via sanguínea.
- Funções não imunológicas: filtrar o sangue, removendo hemácias e leucócitos não funcionais e converte hemoglobina em bilirrubina. (Extremamente importante para o sistema imunológico).
- Contém dois tecidos: polpa branca (linfócitos T e B) e polpa vermelha (filtro para as hemácias e leucócitos danificados ou envelhecidos).

Quais as consequências da remoção do baço?
- Susceptibilidade a bacteremia, normalmente causada por bactérias encapsuladas como Strptococcus pneumoniae ou Haemophilus influenza.
- A susceptibilidade é maior em crianças que não possuem anticorpos circulantes contra esses microorganismos. Os adultos são menos vulneráveis.
- Na presença dos anticorpos os microorganismos são removidos da circulação pelo fígado, onde as células de Dupffer, realizam esta função.
Pode ser removido por acidente ou então por anemia (destruição exagerada das hemácias). O baço começa a destruir tanto as hemácias novas como as velhas.

Na polpa branca do baço fica cheio de LB e LT esperando o antígeno chegar. Na polpa vermelha, macrófagos que fazem o filtro.

O baço parece um sangue escoado. Não tem proteção. Ele pode ser rompido com facilidade.

Na falta do baço:
- A função da polpa branca é substituída por linfodonos.
- A função da polpa vermelha é substituída pela fígado.

O linfodono substitui mas é mais demorado.

O sangue (hemácias, leucócitos, células velhas) entra no baço para ser filtrado: remove impurezas.

O baço também participa da diminuição de bactérias através do filtro. A falta do baço promove o aumento de bactérias no sangue (bacteremia). O fígado filtra, porém os macrófagos do fígado, apenas filtram as bactérias ligadas a anticorpos.

A polpa vermelha é um importante local para a renovação das células vermelhas defeituosas ou gastas, e células sanguineas brancas que são fagocitadas pelos macrófagos residentes.



Tecido Linfóide associado a mucosas (TLAM)

- Tecido linfóide não encapsulado que reveste o TR, TGI e TGU.
- Tecido integrado às superfícies mucosas.
- Este tecido não está delimitado por uma cápsula de tecido conjuntivo.
- Pode se apresentar de duas formas:
a) Coleções difusas: pulmão, lâmina própria da parede intestinal.
b) Tecido mais organizado: tonsilas, placas de Peyer e apêndice.

Tonsilas = amídalas.

Febre reumática pode causa glomerulonefrite e é um a doença que vem de diversas infecções na garganta.

Apêndice = cria enzimas digestivas que hoje não são usadas.


Resumo:

Órgãos do sistema imune

- Os órgãos linfóides primários (medula óssea e timo) são locais do desenvolvimento e
maturação das céluas da resposta imune.

- Os órgãos linfóides secundários (linfodonos, baço, tecido linfóide associado a mucosa (MALT) e tecido linfóide associado ao intestino (GALT) organizam a respsota imune.

- As células brancas do sangue tornam-se especializadas nos órgãos secundários.

- Os linfócitos recirculam através do sangue, órgãos linfóides secundários e vasos linfáticos, num processo organizado de vigilância imune.




Resposta Imune Inata: Barreiras e Proteínas Séricas


Uma definição abrangente do sistema imunológico seria a de que ele se desenvolveu para ser capaz de identificar o próprio e, assim, reconhecer o não-próprio.

Inata: algo que já está pronto em você


Resposta Imune

A) Inata ou Inicial:
Mecanismos Prontos --> Rápida --> Menos eficaz --> Controle

B) Adaptativa ou adquirida:
Mecanismos não se encontram os prontos
--> Demorada (5 a 10 dias) --> Mais eficaz --> erradicar

* Porque os mecanismos que fazem parte desta resposta já se encontram prontos.
* Vai ser rápido, não muda.
* O microorganismo muda o tempo todo, multiplica toda hora, vai controlando.



Imunidade Inata

É a primeira linha de defesa contra infecções.

A imunidade presente ao nascer é denominada inata. O sistema imunológico inato ou natural é a principal defesa de primeira linha contra os organismos invasores.

Os mecanismos da imunidade inata existem antes do encontro com o antígeno, e são rapidamente ativados na presença deste.


Componentes do Sistema Imune Inato

1) Barreiras físicas e químicas
2) Proteínas séricas: proteínas de fase aguda; Sistema do Complemento e Citocinas
3) Células circulantes --> Neutrófilos, Monócitos/Macrófagos, Células NK e eosinófilos.



Barreiras Físicas e Químicas

A maneira mais simples de evitar uma infecção é impedir que o microorganismo tenha acesso ao corpo.

As barreiras físicas são a pele e mucosas, as secreções, que continuamente lavam e limpam as superfícies mucosas, e os cílios, que ajudam na remoção de resíduos e matéria estranha. Os componentes celulares são o neutrófilo, o eosinófilo e o mastócito, bem como a célula NK.

Barreiras físico-químicas que formam a defesa inata de primeira linha contra a infecção:

- Glandulas salivares: secreções limpam a cavidade oral
- Lágrimas banham a conjuntiva
- Pele e mucosa formam uma barreira física
- Epitélio ciliado protege a mucosa do pulmão
- pH ácido do estômago mata microorganismos


Pele
- Proteção física.
- Proteção química: ácido lático e ácidos graxos que diminuem o pH.
- Células que secretam substâncias antimicrobianas naturais de amplo espectro.

Trato respiratório:
* muco, pelos
* tosse, espirro

Olhos:
* cílios, lágrimas

Trato digestório:
* saliva
* pH estômago
* microbiota

Trato geniturinário
* urina
* pH vaginal

Quando a pessoa está queimada toma antibióticos (profiláticos) porque ela perdeu a proteção.

A úlcera é tratada por antibióticos porque descobriu-se que o estômago pode ser colonizado por bactérias. Muito tempo de antibiótico mata também a microbiota. Da por exemplo: cândida.

Os mecanismos inatos de defesa não são 100% eficazes. Se fosse, não ficaríamos doentes.



Adquirida ou Adaptativa


Já existe mas não estão prontos, só começa a montar a resposta após o contato. Entre 5 a 10 dias, sendo mais eficiente, eficaz podendo ser erradicada.

Uma resposta é continuidade da outra. Precisa da Inata e da Adaptativa.

Alguns tipos de resposta imunológica não estão presentes ao nascer, mas são adquiridos como parte do nosso desenvolvimento. A resposta imunológica adquirida ou específica é a antítese da imunidade inata, estando ausente ao nascer, e tendo especificidade e memória, por esta razão, pode ser, também, denominada adptativa.

A perda de um componente ou ambos dessas duas formas de imunidade pode exercer um profundo efeito sobre a defesa do hospedeiro contra a infecção.



Janela imunológica

É o período em que a pessoa já está doente mas ainda não tem anticorpos.

Quando não tem anticorpos é negativo.
Exemplo do caso da dengue e exemplo do carnaval com relação ao HIV
Os médicos falam para fazer exames com 3 meses porque o HIV é um vírus específico e a janela imunológica do HIV pode se chegar a anos.
É demorado porque demora na produção dos anticorpos.
O nosso primeiro mecanismo de defesa é a pele (é íntegra, não entra quase nada). Como barreira física e química (pH, presença de células):
* os microorganismos entra pelo vetor (inseto) que lesa a pele e inocula o microorganismo lá.
* usa-se luva porque para a pele da mão é bem sensível.
* lesa com grande facilidade.
* jaleco de manga comprida aumenta a proteção.


Resumo

Características contrastantes das imunidades inata e adquirida
Imunidade Inata
- Características: não-específica, está presente ao nascer e não muda de intensidade com a exposição
- Componentes: barreiras mecânicas, produtos secretados e células (granulócitos e células NK)
- Protege contra: bactérias, fungos, vermes

Imunidade Adquirida
- Características: respostas específicas, adquirida a partir de exposição e aumenta em intensidade com a exposição.
- Componentes: produtos secretados e células (linfócitos).
- Protege contra: bactérias, incluindo a infecção intracelular, vírus e protozoários.


Referência Bibliográfica:

PEAKMAN, Mark; VERGANI, Diego. Imunologia Básica e Clínica. Rio de Janeiro, RJ: Editora Guanabara Koogan S.A. 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário