domingo, 15 de fevereiro de 2009

Proteína x Vegetarianismo

Sobre o assunto polêmico vegetarianismo x proteínas, o que se sabe se resume nas considerações abaixo:
- A pessoa que é vegetariana, desde que faça um acompanhamento nutricional, não ficará sem os aminoácidos principais para o organismo que estão presentes nas proteínas consumidas diariamente. Mesmo que não coma carne, ela poderá adquirir a proteína no conjunto arroz com feijão. Lembrando que apenas o arroz e/ou apenas o feijão não compõem a proteína necessária. É preciso se alimentar dos dois. O arroz com feijão é apenas um exemplo. Ela também poderá adquirir no leite e seus derivados. Mas se é um vegetariano radical, existem outros meios.
- Mas existe um outro problema ao não se alimentar de carne que é um tipo de Ferro (Fe 3+) que está presente apenas na carne. Esse ferro leva oxigênio para o corpo. Ou seja, sem ele, a pessoa poderá ter complicações sérias. Mas então, o que fazer? Tem uma solução, se a pessoa ou se alimentar de Fe 2+ (que está contido por exemplo no feijão) junto com uma Vitamica C (suco de laranja por ex.), este Fe 2+ com a Vitamina C faz com que o corpo absorve o Fe 3+, ou seja, dessa forma ela também não ficará prejudicada.

Este é um exemplo básico da importância da Nutrição na vida das pessoas. Sem este acompanhamento, podemos nos alimentar de maneira totalmente errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário