quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Ciclo I - Modulo II - Psicologia (Behaviorismo, Gestault e Psicanálise)

O Behaviorismo

"Postula o comportamento como objeto da psicologia".

O Estudo do Comportamento

Contingência Tríplice
Reforço +
Reforço -
Ausência de Reforço
Comp. Operante
Comp. Resp.
Condicionado

O termo inglês behavior significa "comportamento".

Quase todo o comportamento é resultado de condicionamento e o ambiente molda o comportamento reforçando hábitos específicos. Estímulo - resposta = reforços positivos e negativos.

É a forma com que alguém se conduz a si mesmo!

O Behaviorismo assumiu o valor da experiência como determinante do conhecimento o qual é fruto da aprendizagem. Essa aprendizagem implica em condicionamentos, isto é: o indivíduo aprende aquilo para qual é estimulado e reforçado. A aprendizagem seria então uma mudança de comportamento que é resultante do treino e da experiência, podendo ser acelerada e direcionada por mecanismos de reforços (estímulos). Para o behaviorismo o conhecimento tem uma conotação associativa, isto é, se constitui numa cadeia de idéias atomisticamente formadas a partir do registro dos fatos que vão sendo acumulados pela experiência do sujeito.

"Certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos."

"O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações)."

"Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo tomado como produto e produtor dessas interações."

O termo Behaviorismo foi utilizado inicialmente em 1913 em um artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a vêem” por John B. Watson. "Behavior" significa "comportamento" e ele definiu como: "Um ramo experimental e puramente objetivo da ciência natural. A sua meta é a previsão e controle do comportamento...". Watson postulava o comportamento como objeto da Psicologia. O Behaviorismo nasceu como uma reação à introspecção e à Psicanálise que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente. Esta teoria psicológica também é chamada de comportamentalismo ou condutismo. A postulação de Watson decorreu em função dos estudos experimentais sobre o comportamento reflexo efetuados por I. Pavlov e dava à psicologia a consistência que os psicólogos da época vinham buscando, ou seja, a Psicologia tinha um objeto mensurável e observável para estudar e os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes sujeitos e condições. Tais possibilidades foram importantes para que a Psicologia alcançasse o status de ciência. Watson defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia onde o comportamento é estudado em função de varáveis do meio e os estímulos levando o organismo a darem determinadas respostas e isso em razão do ajuste do organismo ao seu meio por meio de equipamentos hereditários e formação de hábitos. J. B. Watson (1878-1958) é considerado o autor do behaviorismo, mas é necessário que se diga que Watson foi, na verdade, o porta-voz dessa abordagem, devendo ser lembrado que antes de Watson, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: o americano E. L. Thorndike (1874-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936). O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o correr do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"), passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos). Ao mesmo tempo em que os psicólogos tentavam fazer da psicologia uma ciência objetiva, a teoria da evolução estava tendo um efeito profundo sobre a psicologia ao definir os seres humanos não mais como entes separados das outras coisas vivas, dando a todas as espécies a mesma história evolutiva e presumia-se assim que poderia também se ver a origem de nossos traços mentais em outras espécies, mesmo que de forma mais simples e rudimentar e assim, no final do século XIX e início do século XX, alguns psicólogos passaram a conduzir experimentos com animais. Após Watson, o mais importante behaviorista foi B. F. Skinner A linha de estudo de Skinner ficou conhecida como
Behaviorismo radical e, a oposta à sua, de “behaviorismo metodológico”, e, enquanto a principal preocupação dos outros eram os métodos das ciências naturais, a de Skinner era a explicação científica definindo como prioridade para a ciência do comportamento o desenvolvimento de termos e conceitos que permitissem explicações verdadeiramente científicas.A expressão utilizada pelo próprio Skinner em 1945 tem como linha de estudo a formulação do "comportamento operante".

Respostas: movimentos = respostas definidas pela forma ou pela musculatura empregada;
Ações: respostas definidas por suas relações com o ambiente.


"Leis comportamentais são variações no ambiente que interferem nos comportamentos".


O Comportamento Respondente


"Interações estímulo-resposta (ambiente sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de "aprendizagem".

"O comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de "não-voluntário" e inclui as respostas que são eliciadas ("produzidas") por estímulos antecedentes do ambiente. Por exemplo: a salivação provocada por uma gota de limão."
Esses comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas.
Reflexos -> o organismo leva a responder a estímulos que antes não respondia.
Resposta condicionada -> aprendida.
Resposta incondicionada -> automático.


O Comportamento Operante

"Comportamento que opera direta ou indiretamente sobre o mundo, quer direta, quer indiretamente".

"Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo no mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente."

É aquele que opera no ambiente para produzir consequências (interação do organismo com o ambiente). Os comportamentos são descritos com verbos: falam, andam.
Ação ---> Competências
Nossos comportamentos produzem consequências.

S (estímulo) ------> B (comportamento) ------> C (consequência)

O que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante - a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.

Nessa interação, chama-se de relação fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da resposta) e as consequencias. Sua ação produz uma alteração ambiental (uma consequencia) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a probabilidade futura de ocorrencia. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em função das consequencias criadas pela nossa ação. As consequencias da resposta são as variáveis de controle mais relevantes.


Reforçamento (estímulo)

"Reforço é o estímulo reforçador que ocorre após a manifestação do comportamento (consequência). Ele altera a probabilidade futura de ocorrência de resposta".


Chamamos de reforço a toda consequencia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.

O reforço pode ser positivo ou negativo.
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Aumenta a frequencia de resposta.
O reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Diminui a frequencia de resposta (ausencia de resposta positiva)

O reforçamento positivo oferece alguma coisa ao organismo; o negativo permite a retirada de algo indesejável. Aumenta a frequencia de resposta (pode ser positiva ou negativa)

"Reforço primário são eventos (estímulos) que tendem a ser reforçadores pra toda espécie, como por exemplo, água, alimento e afeto".

"Reforço secundário são eventos (estímulos) que adquiriram a função de reforçador quando pareados (emparelhados) temporalmente com um reforçador primário".

"Reforço generalizado são reforçadores secundários emparelhados com muitos outros reforçadores".

"Esquiva é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo".

Quando os estímulos ocorrem primeiramente tornando-se um reforçador negativo condicionado (aprendido) e a ação que o reduz é reforçada pelo condicionamento operante e as ocorrencias passadas de reforçadores negativos condicionados são responsáveis pela probabilidade da resposta de esquiva.

No processo de esquiva, após o estímulo condicionado, o indivíduo apresenta um comportamento que é reforçado pela necessidade de reduzir ou evitar o segundo estímulo, que também é aversivo.

"A fuga: o comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento".

Se posso colocar as mãos nos ouvidos para não escutar o estrondo do rojão, este comportamento é de esquiva, pois estou evitando osegundo estímulo antes que ele aconteça. Mas se os rojões começam a pipocar e só depois apresento um comportamento para evitar o barulho que incomoda, seja fechando a porta, seja indo embora ou mesmo tapando os ouvidos, pode-se falar em fuga.

Ambos reduzem ou evitam os estímulos aversivos, mas em processos diferentes. No caso da esquiva, há um estímulo condicionado que antecede o estímulo incondicionado e me possbilita a emissão do comportramento de esquiva. Uma esquiva bem sucedida impede a ocorrência do estímulo incondicionado. No caso de fuga, só há um estímulo aversivo incondicionado que, quando apresentado, será evitado pelo comportamento de fuga. Neste segundo, não se evita o estímulo aversivo, mas se foge dele depois de iniciado.

"A extinsão é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada".

É um procedimento no qual uma resposta deixa de ser reforçada. Como consequencia, a resposta diminuirá de frequencia e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

"A punição é um procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente".


Controle de Estímulos: Discriminação e Generalização

Quando a frequencia ou a forma da resposta é diferente sob estímulos diferentes, diz-se que o comportamento está sob o controle de estímulos.

"A discriminação é quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro".

"A generalização é um estímulo que adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente".

Antecedente -> febre
Resposta -> tomar antitérmico
Consequencia -> baixar a febre
Nem sempre um reforço positivo traz uma consequencia positiva.



A Gestalt


"Postula a necessidade de compreender o homem a partir da forma, e da percepção em sua totalidade".

A Psicologia da Forma


Sem forma = sem sentido e sem significado.

A força da percepção é entender o todo.

"Eu não consigo mudar o todo, mas de pouco a pouco mudo o todo."
Boa forma
Insight
Percepção
Características da Percepção
Realidade Fenomênica
Campox
Campo Social


Caminha no sentido oposto do Behaviorismo, afirmando que o conhecimento é anterior à experiência. É resultado do exercício de estruturas racionais pré-formadas no sujeito. Há estruturas mentais como totalidades organizadas e pré-formadas que não são, portanto, fruto da ação do sujeito. A organização perceptual é o elemento primordial. Perceber totalidades, formas através de intravisões (insight), ou seja, da reestruturação do campo perceptual. Isso permite que as totalidades possam ser melhor captadas da realidade e, uma vez que isso aconteceu, não há mais necessidade de repetição.

O fenômeno da percepção é norteado pela busca do fechamento, simetria e proximidade dos pontos que compõem um objeto (figura).

As experiências perceptivas dependem dos padrões formados pelos estímulos e da organização da experiência. O todo é diferente da soma das partes, uma vez que o todo depende dos relacionamentos entre as partes.

"Os gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade."

Gestault olha o todo, o diagnóstico tem que ser pelo todo, não pode ser fragmentado.
- Nível Sensorial: PERCEBER
- Nível Perceptivo: JUNTAR
- Nível Cognitivo: ENTENDIDO

Por exemplo: vou passar a dieta após o entendimento do paciente.
Eu não consigo mudar o todo, mas de pouco a pouco mudo o todo.

1. Proximidade: os elementos mais próximos tendem se agrupar;
2. Semelhança: os elementos semelhantes tendem se agrupar;
3. Fechamento: ocorre uma tendência de complementarmos os elementos que faltam na imagem para que possamos compreender o todo;

A partir da noção de forma delimitada, torna-se importante entendermos que no processo
mental realizado em busca da percepção da boa forma haverá a construção da relação dos
elementos que compõem o todo: a relação figura forma-figura fundo.

Esta relação é exatamente o que vai possibilitar a sua percepção do todo, ou seja, do seu
fechamento da Gestalt. A figura forma é determinada pela percepção do que para você é o
centro, o motivo principal naquele dado momento. Já a figura fundo é o contexto em que o seu
motivo principal se encontra. Nesse sentido, uma complementa a outra. Pois, a minha percepção
do todo vai depender do contexto (figura fundo) em que o meu motivo principal (figura forma)
se encontrar.

Portanto, a tendência da nossa percepção em buscar a boa forma permitira a relação
figura forma-figura fundo, e quanto mais clara for a separação que fazemos do que é figura
forma e do que é figura fundo, mais próximo chegaremos da boa forma pretendida.

Como vimos, a figura forma será sempre o que naquele momento é mais importante para
nós e fundo o que é menos importante. Nesse sentido, o que é figura forma em um dado
momento pode se tornar fundo e vice-versa.

Simetria, semelhança e similaridade: partes semelhantes tendem a ser vistas como formando um grupo.


A Percepção

A percepção é o tema central da gestalt.
A percepção é subjetiva, seletiva e temporal.
A percepção é visual, auditiva, da fala

"Estou tentando juntar as partes"
"A percepção junta e fecha"

A percepção implica em interpretação; atitude perceptiva; experiências anteriores; atenção.

É o processo de selecionar (sensorial), organizar (perceptivo) e interpretar (cognitivo) os estímulos oferecidos pelo meio ambiente, na tentativa de atribuir significado (processo) ao seu meio.

O comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade e não sobre a própria realidade. Tudo depende da interpretação que fazemos da realidade.

Para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como ele percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

O behaviorismo, dentro de sua preocupação com a objetividade, estudo o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponderia a resposta esperada e desprezando os conteúdos de "consciência", pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variáveis.

Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.

O fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e proximidade dos pontos que compõem um objeto.

A percepção é subjetiva, seletiva e temporal.

Subjetiva porque as reações a um determinado estímulo variam de indivíduo para indivíduo. Estas diferenças fazem-se sentir devido as diferentes necessidades, experiências e até mesmo culturas.

Seletiva porque é consequencia da natureza do indivíduo, que não pode perceber tudo ao mesmo tempo e seleciona o seu campo perceptual em função do que deseja perceber.

Temporal porque é um fenômeno a curto prazo.

A forma como os indivíduos levam a cabo o processo da percepção evolui a meida que se enriquecem as suas experiências ou variam as suas necessidades e motivações.

Objetivo da Percepção: equilibrio, estabilidade, similaridade e simplicidade.


A boa-forma


"Nos elementos percebidos existe equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade influenciando nosso comportamento".

"A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento."

"Muitas vezes, os nossos comportamentos guardam relação estreita com os estímulos físicos, e outras, eles são completamente diferentes do esperado porque "entendemos" o ambiente de uma maneira diferente da sua realidade."

Isso se dá devido a maneira que interpretamos o conteúdo percebido.

Ou ainda, a percepção de um sujeito que percebe é mediada pela forma (maneira) como esse sujeito interpreta o conteúdo percebido.

Conceito de Boa-forma: "Se nos elementos percebidos não há equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade, não alcançaremos a boa-forma." (prova). "O elemento que objetivamos compreender deve ser apresentado em aspectos básicos, que permitam a sua decodificação, ou seja, a percepção da boa-forma."

A tendência da nossa percepção em buscar a boa-forma permitirá a relação figura-fundo. Quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre a figura e o fundo.

Figura e Fundo: quanto mais clara estiver a forma (boa-forma) mas clara será a separação entre a figura e o fundo. Quando isso não ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.

A gestault olha o todo, o diagnóstico tem que ser pelo todo, não pode ser fragmentado.
Nível Sensorial = perceber
Nível Perceptivo = juntar
Nível Cognitivo = entender (fechar a gestault)

"Cognição são mecanismos mentais que agem sobre a informação sensorial, buscando a sua interpretação, classificação e organização".

"Cognição é o conjunto de atividades e processos pelos quais um organismo adquire informação e desenvolve conhecimento".


Meio Ambiental, Meio Geográfico e Meio Comportamental


O comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido a lei da boa-forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental.

"O meio ambiental é o conjunto de estímulos determinantes do comportamento".

"O meio geográfico, é o meio físico em termos objetivos".

"O meio comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade)".

O comportamento é desencadeado pela percepção do meio comportamental.


Campo Psicológico

"Espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes".

A tendência de juntar os elementos é o que a Gestault denomina de força do campo psicológico.

O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma.

"Esse campo de força psicológica tem uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas."

Pode-se analisar o comportamento de um indivíduo em função do campo psicológico onde ele está atuando e em função das reações com o meio e com outras pessoas.


Insight


"Compreensão imediata, enquanto uma espécie de entendimento interno".

A Gestalt deu o nome Insight para uma situação que significa uma compreensão imediata, enquanto uma especie de "entendimento interno".

A psicologia da Gestalt, ve a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido, enquanto as teorias de Behaviorismo, acreditam que aprendemos estabelecendo relações - dos objetos mais simples para os mais complexos.

Nem sempre as situações vividas por nós apresentam-se de forma tão clara que permita sua percepção imediata. Essas situações dificultam o processo de aprendizagem, porque não permitem uma clara definição da figura-fundo, impedindo a relação parte/todo.


A Teoria de Campo de Kurt Lewin


"Espaço Vital é a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento".

Representa espaços de vida. Totalidade dos fatos que determinam o comportamento de um indivíduo num determinado momento. Análise da situação como um todo.

O que Lewin concebeu como campo psicológico foi o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.

"Já a Realidade Fenomênica pode ser compreendida como o meio comportamental da Gestalt, ou seja, a maneira particular como o indivíduo interpreta uma determinada situação".

Esse conceito está ligado a características de personalidade do indivíduo, a componentes emocionais ligados ao grupo e a própria situação vivida, assim como a situações passadas e que estejam ligadas ao acontecimento, na forma em que são representadas no espaço de vida atual do indivíduo.

Campo Psicológico são coexistentes e mutuamente interdependentes.


Campo Social

"O campo social é a noção de campo psicológico transportada para a psicologia social (grupos)".

Formado pelo grupo e seu ambiente.



Percepção Social

"Aborda temas que podem ser avaliados como: o comportamento de grupos, choque de culturas, conflitos, ética, liderança, sistema de justiça e valores e outros".


Resumo:


O estudo do processo perceptivo pode levar-nos a concluir que cada um de nós cria seu mundo próprio da realidade, e que esse mundo próprio da realidade, tal como o sentimos, inclui nossos medos e esperanças, nossas frutrações e aspirações, nossas ansiedades e nossa própria fé.

A principal crítica da Gestalt ao Behaviorismo é que esta última ao estudar o comportamento isola o estímulo da resposta esperada, ou seja, acredita que para um certo estímulo sempre terá terá uma determinada resposta, desprezando as nuances da percepção, que podem ser pensadas como algo ligado ao valor da consciência e por sua vez fazer muita diferença no comportamento, podendo, inclusive, modificar o seu sentido.

Para os gestaltianos o comportamento deve ser estudado em uma visão mais generalizada, mais ampla, levando em consideração os aspectos que podem modificar a percepção e alterar completamente a resposta dada aos estímulos, ou seja, não se pode desprezar a informação de que entre um estímulo e uma resposta há o fenômeno da percepção, que pode levar a comportamentos diferenciados.



Motivação

Motiva a ação

Respostas Acertivas:
Quando uma pessoa expressa suas próprias opiniões e sentimentos de maneira direta, e em um tom moderado, olho no olho.
É a resposta ideal. Tem argumento, fala o que pensa, mas com o objetivo de clareamento.

Respostas Agressivas:
Expressa sua opinião de forma hostil, inflexível, em voz alta, movimentos bruscos em direção ao ouvinte, palavras ofensivas.
Por exemplo: o que eu tenho haver com isso?

Respostas Passivas:
Resposta verbal que expressa a opinião do falante de forma vaga e indireta.
Por exemplo: Deixa pra lá. Tudo bem. Eu não tenho haver com isso.

--> Alguma coisa que faz uma pessoa agir
--> Processo de estimular uma pessoa agir
--> Processos que instigam um comportamento
--> Processos que fornecem direção e propósito ao comportamento
--> Processos que permitem a persistência do comportamento
--> Processos que conduzem às escolhas ou preferências de um determinado comportamento



Operações Estabelecedoras (OES)

Evento ambiental = estímulos (conjunto de estímulos)
Um estímulo brigando com o outro estímulo
Quando uma pessoa toma um calmante para dormir, o estímulo "calmante" é mais forte do que o estímulo "ficar acordada".

O estímulo que antecede é maior do que a capacidade de resposta. Por exemplo: eu não consigo parar de comer porque sempre fui assim.


Função Discriminativa (FD)


Motivação por relação discriminativa e motivação por relação motivacional.
Reforço positivo para ações positivas.


Cultura Organizacional

Não adianta uma criança fazer uma dieta se a família não muda seu comportamento alimentar. O ambiente também tem que colaborar. Incentivo para que o comportamento ocorra e não ações separadas.


Suporte Ambiental

Suporte que sustenta o comportamento. Como o ambiente interfere no meu comportamento, mudo o meu comportamento constantemente. Tem que ter o suporte.

Informação a respeito dos objetivos a serem cumpridos, instrumentos / equipamentos a serem utilizados e incentivos para que o comportamento ocorra.



Sistemas de feedback -
direcionamento

O feedback permite que o funcionário altere seu próprio comportamento futuro, corrigindo seus erros.

Manutenção do comportamento assertivo:
a) Modelação ->modelo. As pessoas aprendem por imitação. Se você não quer que a pessoa grite, você também não pode gritar.
b) Tarefas progressivas -> pequenos passos para mudar a pessoa.
c) Exercícios situacionais -> se muda o ambiente a pessoa se perde.

Uma das formas mais comuns de se maximizar desempenhos individuais no ambiente de trabalho


Clima Organizacional:
efetividade, eficácia, afetividade, competência


Trabalho em Equipe: comportamentos assertivos contribuem para o bem estar da e na empresa.




A Psicanálise segundo
Freud

"O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. Enquanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica".

Os desejos inaceitáveis (proibidos) da infância são afastados da percepção consciente, onde continuam a influenciar nossos pensamentos, sentimentos e ações. Pensamentos inconscientes são expressados de diversas maneiras incluindo sonhos, erros de linguagem e pecualiridades de comportamento.

Método de Investigação: caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.

Análise: prática profissional que refere-se a forma de tratamento que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento.

A psicanálise também é um instrumento importante para a análise e compreensão de fenômenos sociais relevantes: as novas formas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência etc.


A Gestação da Psicanálise



Inconsciente


Contém memórias, impulsos e desejos que não são acessíveis à consciência. Freud acreditava que algumas memórias e desejos emocionalmente dolorosos são reprimidos - ou seja - desviados para o inconsciente, onde eles podem continuar a influenciar nossas ações mesmo que não estejamos conscientes deles. Pensamentos e impulsos reprimidos não podem chegar à consciência, mas podem nos afetar de maneira indireta ou disfarçada.

Idéias e sentimentos são reprimidos e substituídos pelos sintomas.

Pulsão: "refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado.

Sintoma: "é uma produção resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa".


Método catártico:
"o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressões na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa".

Esta liberação de afetos leva a eliminação dos sintomas.

Hipnose
: para obter a história da origem dos sintomas.

Sugestão hipnótica: "indução a um estado alterado da consciência e, nesta condição, investiga-se a ou as conexões entre condutas e/ou entre fatos e condutas que podem ter determinado o surgimento de um sintoma. Introduzem-se novas idéias (a sugestão) que podem, pelo menos temporariamente, provocar o desaparecimento do sintoma".

Repressão:
"processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma".


A descoberta do Inconsciente

O esquecido era sempre algo penoso para o indivíduo, e era exatamente por isso que havia sido esquecido e o penoso não significava, necessariamente, sempre algo ruim, mas podia se referir a algo bom que se perdera ou que fora intensamente desejado.

Realidade Psíquica:
"aquilo que para o indivíduo assume valor de realidade".

Resistência:
"força psíquica que se opõe a tornar consciente, a revelar um pensamento".


Primeira Teoria do Aparelho Psíquico:
"Inconsciente, Pré-Consciente e Consciente".

Inconsciente: "conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas".

Pré-consciente: "refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis a consciência".

Consciente: "é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior eas do mundo interior".


Segunda Teoria do Aparelho Psíquico: "ID, EGO, SUPEREGO".

ID: "Constitui o reservatório da energia psíquica".

EGO: "É um regulador e tem por funções básicas a percepção, memória, sentimentos e pensamentos".

SUPEREGO: "Origina-se a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade".

Pontos de Vista do Funcionamento Psíquico: "Econômico, Tópico e Dinâmico".

Mecanismos de Defesa da Psicanálise: "Recalque, Formação Reativa, Regressão, Projeção, Racionialização".

Recalque: "O indivíduo não vê, não ouve o que ocorre. Existe uma supressão de uma parte da realidade".

Formação Reativa: "O ego procura afastar o desejo que vai em determinada direção, e, para isto, o indivíduo adota uma atitude oposta a esse desejo".

Projeção: "O indivíduo localiza algo em si no mundo externo. Não percebe que esse algo faz parte de si mesmo".

Racionalização: "O indivíduo constrói uma argumentação intelectualmente convincente e aceitável, que justifica os estados "deformados" da consciência".


Libido: "energia das pulsões sexuais".

Fases do desenvolvimento sexual: "oral, anal, fálica, latência, genital".

Fase Oral: "a zona de erotização é a boca".

Fase Anal: "a zona de erotização é o ânus".

Fase Fálica: "a zona de erotização é o órgão sexual".

Latência: "é o período que vem en seguida da fase fálica e que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais, isto é, hjá um intervalo na evolução da sexualidade.

Fase Genital: "quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro"


Complexo de Édipo: "a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado".

Subjetividade: "síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; e uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que constituem são experienciados no campo comum da objetividade social".

O Método Psicanalítico é usado para desvendar o real, compreender o sintoma individual ou social e suas determinações, é o interpretativo. Cada palavra, cada símbolo tem um significado particular para cada indivíduo, o qual só pode ser apreendido a partir de sua história, que é absolutamente única e singular.

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