domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nutrição - Informações Importantes

Nutrição e Doenças Neuro-degenerativas
Geralmente estas doenças tem o seu início relacionado a uma produção excessiva de radicais livres que levam ao envelhecimento e morte celular. Esta alta produção é desencadeada por inúmeros fatores, como: o stress, a poluição ambiental, a alta ingestão de gordura trans, a contaminação por metais tóxicos como mercúrio, chumbo, alumínio e cádmio (este último presente em grande quantidade na fumaça do cigarro), o alto consumo de bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos, dentre tantos outros.

O aumento da produção de radicais livres leva a uma destruição celular que vai depletar uma importante molécula envolvida na liberação de energia provocando um descontrole celular levando uma perda da função celular. Este aumento na produção de radicais livres está relacionado ao aparecimento de doenças como Alzheimer, Parkinson, dentre outras.

Algumas atitudes podem ser tomadas para minimizarmos as conseqüências deste processo no organismo:

◊ Dar preferência para alimentos orgânicos (principalmente frutas, verduras e legumes).
◊ Evitar enlatados, embutidos e alimentos armazenados em plásticos.◊ Evitar os produtos defumados.
◊ Evitar ainda: excessos de carnes, principalmente carne vermelha.◊ Não utilizar panelas de alumínio.Recomendações dietéticas:Dieta rica em fitoquímicos antioxidantes: Como a Vitamina C, o Beta caroteno, Vitamina E, Polifenóis, Selênio, Ácido fólico e Ômega 3.
Vitamina C: Acerola, frutas vermelhas (amora-preta, blueberry, mirtilo, framboesa) caju, goiaba, manga, pimentão amarelo e vermelho, e frutas cítricas frescas.
Vitamina E: Grãos integrais, oleaginosas, gérmen de trigo, óleo de gérmen de trigo, óleo de girassol e óleo de milho.
Polifenóis: Chá verde (camélia Sinensis).
Selênio: Castanha do Pará, nozes, frutos do mar, miúdos, brócolis.Ômega 3: Peixes, principalmente Salmão, atum, sardinha, cavala.
Ácido fólico: Vegetais verde-escuros como brócolis e espinafre, feijões, carne magra, pães integrais.
"As gorduras queimam na fogueira dos carboidratos"
Essa frase é para aquelas pessoas que fazem dieta sem carboidrato achando que irão emagrecer!!!

"A gordura absorve as vitaminas"
Também serve para pessoas que acham que não podem comer nenhum tipo e quantidade de gordura. De maneira equilibrada, elas são essenciais para que o corpo absorva as vitaminas ingeridas diariamente.

"Não podemos aquecer muito os óleos e/ou gorduras porque formam radicais livres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário