domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ciclo I Modulo II - Bioquímica - Exercício sobre aminoácidos

Exercício:


Paula adora churrasco e recrimina Ana, que é uma mulher preocupada com a sua saúde e adepta ao vegetarianismo. Paula comentou com Ana que ela necessitaria utilizar suplementos à base de aminoácidos para suprir suas necessidades diárias de proteínas. Ana ficou receosa e procurou a ajuda de um nutricionista para esclarecê-la melhor sobre o assunto.

A) Que recomendações você faria a Ana? Você concorda com as afirmações de Paula?


Resposta:

Como os aminoácidos essenciais também estão contidos em alimentos do reino vegetal. Mesmo que em alguns grupos alimentares como cereais (arroz) e leguminosas (feijão) apresentam esses aminoácidos em quantidade menor, os dois juntos se complementam fazendo com que a pessoa se alimente de todos os aminoácidos essencias.

A Ana somente não estaria se alimentando corretamente no que diz respeito à necessidade diária de proteínas, se não comer por exemplo o arroz com feijão que se complementam nesse sentido. Sem contar que ela pode também receber essas necessidades com o leite e seus derivados.

As recomendações para a Ana seriam exatamente as citadas acima: que ela não deixe de comer alimento a base de amido e de grão diariamente e se não for vegetariana radical, que também se alimente do leite e seus derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário