terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ciclo I - Modulo I - Anatomia

Digestão
Consiste na transformação dos alimentos tornando-os solúveis e sofrendo modificações químicas para serem absorvidos e assimilados.


Funções do Sistema Digestivo
Preensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção dos alimentos e a expulsão dos resíduos eliminados sob a forma de fezes.


Divisão do Sistema Digestivo
Canal Alimentar: órgãos situados na cabeça, pescoço, tórax, abdomen e pelve
Órgãos Anexos: glândulas salivares, fígado e pâncreas


O canal alimentar inicia-se na cavidade bucal, continuando-se na faringe, esôfago, estômago, instestinos (delgado e grosso), para terminar no reto, que se abre no meio externo através do ânus.


Lingua
Órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição, como órgão gustativo e na articulação da palavra.


Dentes
São estruturas rijas, esbranquiçadas, implantadas em cavidades da maxila e da mandíbula, denominadas alvéolos dentários.


Glândulas salivares
São responsáveis pela secreção da saliva.


Faringe
A parte bucal da faringe comunica-se com a cavidade bucal propriamente dita.


Esôfago
É um tubo muscular que continua a faringe e é continuado pelo estômago. Se divide em: cervical, torácica e abdominal. A luz do esôfago aumenta durante a passagem do bolo alimentar, o qual é impulsionado por contrações da musculatura de sua parede. Estes movimentos que são próprios de todo o restante do canal alimentar, são denominados peristálticos e à capacidade de realizá-los dá-se o nome de peristaltismo.


Diafragma
O abdome está separado do tórax, internamente pelo diafrágma.


Peritôneo
Membrana serosa que reveste os órgãos abdominais.
Peritôneo parietal: reveste as paredes da cavidade abdominal
Peritôneo visceral: envolve as vísceras


Estômago
É uma dilatação do canal alimentar que se segue ao esôfago e a continua no intestino. Está situado logo abaixo do diafrágma com sua maior porção a esquerda do plano mediano. A forma e posição do estômago variam de acordo com a idade, tipo constitucional, tipo de alimentação, posição do indivíduo e o estado fisiológico do órgão.


Intestino
- Intestino Delgado
Divide-se em duodeno, jejuno e íleo. No duodeno desembocam os ductos colédoco (que traz a bile) e pancreático (que traz a secreção pancreática).
A mucosa do intestino delgado apresenta inúmeras pregas circulares que se salientam na luz intestinal e aumentam a superfície interna da víscera.

- Intestino Grosso
É a porção terminal do canal alimentar, sendo mais calibroso e mais curto que o intestino delgado.


Anexos do Canal Alimentar

Fígado
É o mais volumoso órgão do sistema digestivo, localizando-se abaixo do diafragma e à direita, embora uma pequena porção ocupe tambémv a metade esquerda do abdome.
Desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo, seja interferindo no metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas, seja secretando a bile e participando de mecanismos de defesa. Duas faces: diafragmática e visceral.

Pâncreas
Depois do fígado é a glândula mais volumosa do sistema digestivo. Situa-se posteriormente ao estômago. O pâncreas é uma glândula exócrina e endócrina. A secreção endócrina é a insulina e a exócrina é o suco pancreático.



Sistema Urinário

As atividades orgânicas resultam na composição de proteínas, lipideos e carboidratos, acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo. Assim, o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação de urina nos rins, e outros, a eles associados, destinados à eliminação da urina: ureter, bexiga urinária e uretra.


Rim
O rim do homem tem a forma de um grão de feijão.


Ureter
É definido como um tubo muscular que une o rim à bexiga. O tubo muscular é capaz de contrair-se e realizar movimentos peristálticos.


Bexiga
Funciona como reservatório da urina.. O fluxo contínuo da urina que chega pelos ureteres é transformado, graças a ela, em emissão periódica (micção)
A forma, o tamanho, a situação e as relações da bexiga com órgãos vizinhos variam com as fases de vacuidade, plenitude ou intermediárias, com as mesmas fases em que se encontram os órgãos vizinhos e ainda com a idade e o sexo.
O músculo esfíncter da bexiga, bem como a camada muscular do órgão, estão envolvidos na micção.


Uretra
Constitui o último segmento das vias urinárias. É um tubo mediano que estabelece a comunicação entre a bexiga urinária e o meio exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário